Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Campanha Fevereiro Roxo e Laranja

Publicado em 02/02/2021 às 08:07 - Atualizado em 03/02/2021 às 10:21

O mês de fevereiro traz duas campanhas de cores fortes voltadas para a conscientização das pessoas sobre os cuidados com a saúde. A criação de um calendário colorido da saúde é uma forma alegre de chamar à atenção para algumas doenças em específico. 

Roxo e laranja são as escolhidas para o mês que se inicia. A cor roxa simboliza o combate a Lúpus, Fibromialgia e do Mal de Alzheimer, duas doenças autoimunes e uma degenerativa que possuem sintomas silenciosos.  

Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Ela é crônica e pode durar anos ou uma vida inteira. 

Já a Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. A patologia também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. 

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que se caracteriza pela perda de memória progressiva. Mesmo sem saber ao certo a causa da doença, o Alzheimer atinge cerca de 1,2 milhões de pessoas no Brasil. Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade. 

 

Fevereiro Laranja

A campanha Fevereiro Laranja alerta sobre a leucemia, câncer que afeta os glóbulos brancos. A principal característica desse mal é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que é o local de fabricação das células sanguíneas. 

Trata-se de campanha de utilidade pública a qual visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

A campanha “Fevereiro Laranja” visa conscientizar a população sobre a importância de atentar para os sintomas relacionados à doença, cuja estimativa do INCA é de mais de 10 mil novos casos é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres. 

Atente-se aos sinais de quaisquer destas doenças e busque auxilio profissional.